As cores do verão 2013

featured_cores

Um verão sensual, leve e com uma forte pegada esportiva. Nessa onde, cores fortes e iluminadas entram em cena. Laranja, pink, vermelho, verde e até roxo. A moda esta propondo um verdadeiro caleidoscópio de cores. Entre elas, algumas se destacam com mais força e intensidade. Nunca se viu tanto azul e amarelo quanto agora. E para equilibrar tanta vibração, o branco também domina a cena em uma temporada de muitas transparências e sobreposições.

O azul, segundo a cromoterapia, é sinônimo de harmonia e tem efeito calmante. São muitas as tonalidades. Na passarela da Patachou, o azul claro é delicado e inocente, já na coleção da grife carioca Cantão, o azul Royal é puro frescor. Mas o tom que se transformou em hit dessa temporada e que por aqui é também conhecido como safira, é o azul Klein. Uma cor que recebeu esse nome em função do francês Yves Klein, que utilizou matizes intensas da cor em suas obras, chegando até a patenteá-la. Com um cenário de fundo do mar, a Ellus usou o azul como base para as estampas poderosas e cheias de brilho molhado. Diferentes tonalidades apareceram também em uma das estampas principais da coleção da Triton.  O azul do céu e do mar do Brasil, serviram como base para estampas originais criadas pelo artista plástico Felipe Jardim para o verão da Forum.  Ao lado de estampas neutras ou em constraste com tons fortes como laranja, o azul pinta peças inteiras e promete refrescar o verão 2013.

No lado oposto da cartela de cores, uma cor quente e chamativa ganha espaço. Por muito tempo ela foi banida do guardarroupa, mas  agora ela ressurge. O amarelo aparece em tons suaves e vibrantes para iluminar esta temporada de calor. No ano novo ela é a cor mais procurada para lingeries, já que é promessa de prosperidade.  E quando seis grandes estrelas do cinema pisam de amarelo no mesmo tapete vermelho, já viu né?! O amarelo entra no foco, foi o que aconteceu durante a entrega do prêmio mais importante da televisão americana, o Emmy Awards. Nas passarelas brasileiras, o amarelo forte também ganhou destaque. Peças inteiras apareceram nas coleções da marca Iódice e do estilista Alexandre Herchcovitch. O amarelo bebê também teve espaço garantido. Na coleção da Colcci, ele se mistura com outros tons infantis, como rosa e azul. O amarelo suave também fica bem combinado com tons escuros. A grife Maria Bonita Extra, por exemplo, investiu no contraste com o roxo no mesmo look. Combinado com o branco, o amarelo ganha também força e poder. A mistura dominou a passarela da grife Tufi Duek. A coleção também mostrou looks total branco com tecidos sofisticados e muitas sobreposições.

É que com tantas cores em evidência, o branco surge para dar um descanso visual. E são os tecidos que transformam o branco do verão 2013.  Tecidos com transparências dominaram a cena e para o verão da grife UMA, a estilista Raquel Davidowicz fez vestidos e macacões estampados como se fossem telas.  As estilistas Glória Coelho e Paula Raia brincaram de transparências como se fossem janelas nas roupas, criando efeitos irreverentes e sensuais. Além de texturas em alto relevo, o efeito molhado dá ao branco um aspecto futurista e inovador.  Marcas como Ellus, Forum e Espaço Fashion apostaram na idéia de tecidos tecnológicos e até em jeans.  Outro detalhe que renova o branco da temporada são as aplicações de tachas e ilhoses. Na passarela da Iódice, ilhoses grandes e pequenos criam efeitos de poás no couro.

É o verão branco, azul e amarelo é leve, fresco e iluminado.

 

 

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO