Cactos: como a planta que pica no nosso guarda roupa vira febre na moda e na decoração

cactos tendencia

Por: Francieli Hess

Basta navegar pelo Pinterest ou pelo Instagram para confirmar que as plantinhas estão com tudo na decoração. Essa reaproximação com a natureza foi a razão pela qual o Verde Greenery foi eleito a cor do ano 2017 pela Pantone e os cactos estão no coração de toda essa tendência. Nos últimos tempos, a planta árida dominou o mundo da moda e mostrou que, assim como na natureza, ela segue forte e se multiplica cada vez mais!

Muito se fala sobre a ascenção recente dos cactos ao posto de objeto de desejo. De acordo com o Financial Times, a tendência está no ar desde o verão de 2016 e começou a fazer sucesso com o uso frequente do emoji da planta pelos Millenials. Para essa geração, um cacto não é apenas um cacto: ele é um símbolo de festivais de música, liberdade e otimismo, um lembrete de que o verão chegou. O sucesso é tanto que no Instagram, a hashtag #cacti já foi usada mais de 3,3 milhões de vezes só no ano passado.

cactos 7

cactos 8

Hoje em dia, os emojis são considerados uma extensão da linguagem falada e logo as marcas começaram a oferecer peças que ilustravam o ícone. Zara, H&M, Asos e Topshop foram as primeiras, logo na sequência a tendência chegou também às marcas de luxo como a House Of Holland, Dolce & Gabbana, Kenzo e até mesmo a Prada.

cactos 3

Kenzo

cactos 4

House of Holland

cactos 5

A Prada lançou uma coleção de acessórios estampados com cactos e sombreros.

Em Londres, a Sprout é uma companhia especializada na curadoria de plantas para lojas, casas e escritórios. Sua fundadora Gemma White afirmou, em entrevista ao Financial Times que considera os cactos como as It-Plantas do momento. Eles estão em todos os lugares: nas estampas tropicais, na decoração de lojas, no design de interiores e até mesmo nos acessórios para celular . “Comecei a perceber o crescimento da tendência ao mesmo tempo em que SXSW, Burning Man e Coachella foram ganhando mais reconhecimento internacional. Uma grande variedade de cactos são encontrados no Texas e no Deserto do Colorado, então, para que as plantas ganharem popularidade ao lado dos festivais não é surpreendente para mim.”

brb, spending my Monday curled up in here! Beautiful photo by @momagency via @houseplantdiary

Un post condiviso da : SPROUT : London Plant Studio (@sproutlondon) in data:

massive cactus/house/sky envy! Regram @markito_87 Un post condiviso da : SPROUT : London Plant Studio (@sproutlondon) in data:

Na decor, eles se tornaram as peças centrais de ambientes cada vez mais cheios de verde. Parte dessa obsessão se deve ao estilo Jungalow, popularizado pela designer de interiores e fundadora do site homônimo Justina Blakeney. O termo foi cunhado por ela para descrever sua própria casa, que é selvagem como uma selva (jungle) mas ao mesmo tempo confortável e aconchegante como um bangalô (bungalow). A receita do sucesso de Justina é simples: mixe itens feitos à mão garimpados em cidades ao redor do mundo com as linhas elegantes do design atual, depois adicione toques tropicais com muitas plantas verdes, como os cactos e as suculentas!

 

Quer um motivo ainda melhor para entrar de vez na tendência do momento? Segundo o Feng Shui, os cactos são purificadores de ambientes e podem ser considerados os guardiões da casa, agindo como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos eletrônicos. Por serem típicos de regiões áridas, eles facilitam o processo de conhecimento da força interior em momentos de solidão. Seja pela estética, seja pelo Feng Shui, vale a pena garantir um cacto para chamar de seu!

Foto: Gui Morelli/Editora Globo

Foto: Gui Morelli/Editora Globo

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO