A moda da década de 20 foi marcada por silhuetas languidas, sofisticadas e extremamente confortáveis. Foi se a época da rigidez e dos apertadíssimos corsets. As mulheres da época, clamavam uma por peças de formas mais soltas e práticas. Pela primeira vez na históra, elas ousavam usar calças e saias que mostravam as pernas.
As roupas da década de 20, ganharam shapes mais fluidos e soltos. Foi o reinado dos vestidos languidos, com cinturas descoladas e com lindas e elegantes franjas no estilo melindrosa.
Outro destaque na moda da época foi o movimento Art Déco, que inspirava as estampas, cheias de geometrismos.
Para a temporada 2012, este toque retrô dos anos 20, ressurge na moda, trazendo a tona a tendência das franjas, dos padrões geométricos típicos do período e do glamour do dourado.
Nas passarelas internacioais, o estilista Marc Jacobs foi o primeiro a se inspirar nas linhas dos anos 20, trazendo peças com ares retrôs e, ao mesmo tempo, futuristas. Com acabamento sportwear ele ofereceu uma releitura do estilo, apostando no revival da tendência.
A grife italiana Gucci, também apostou na tendência e criou vestidos fluidos e cheios de preciosismos. As peças vem inteiramente bordadas com fios de ouro ou prata, pérolas e paetês. Além disto, os motivos Art Déco apareceram em todas as silhuetas, oferecendo um desfile gráfico sobre a passarela.
Aqui no Brasil, quem investiu forte na tendência foi a grife carioca Animale, que trouxe para a passarela do São Paulo Fashion Week uma coleção rica em bordados, com peças de silhuetas soltas e extremamente confortáveis.
As melhores dicas para apostar na tendência dos anos 20 você confere no vídeo abaixo: