Coloridos e bastante divertidos, os pompons estão presentes na história dos mais diversos povos e culturas, como elementos ornamentais e de uma beleza singular. Nessa temporada, eles apareceram com força total nas passarelas e logo se transformaram em uma febre entre as fashionistas. A tendência tem tudo a ver com as altas temperaturas, trazendo um twist étnico moderninho até mesmo para os looks mais básicos.
Pompons na passarela – a tendência
Para o verão 2016, a grife Dolce & Gabbana apresentou uma coleção inspirada nas maravilhas da Itália, vistas pelos olhos de um turista. As peças ganharam estampas com atrações arquitetônicas do país e bordados repletos de souvenirs handmade, todos com aspecto bastante rústico. Destaque total para o pompom: nas roupas, nas bolsas e nos calçados, o detalhe se repetia inúmeras vezes, em um mar de bolinhas multicoloridas, que tem tudo a ver com o verão da costa Amalfitana.
Dolce & Gabbana SS 17
Dolce & Gabbana SS 17 – detalhe da bota com bordados e pompons!
Dolce & Gabbana SS 17 – roupas e acessórios cheios de pompons!
Outras marcas também apostaram pesado no pompom nas últimas temporadas. Ele aparece tanto em versões ultracoloridas quanto em versões mais discretas e geralmente vem acompanhado dos tassels, que são esses penduricalhos étnicos em formato de franjinha, também conhecidos como barbicachos.
Manish Arora Fall 2016 | Dolce & Gabbana Spring 2016 | Georgine Sprig 2016
Oscar de la Renta Spring 2016 | Chloé Spring 2016 | Bottega Veneta Resort 2016
A história do pompom – de ornamento étnico a tendência mundial
A palavra “pompom” surgiu na França, apenas em 1875, mas a história deste ornamento começa muito antes. Feitas de seda, lãs ou até mesmo restos de tecidos, essas bolinhas coloridas estão presentes na história dos mais diversos povos. Africanos, Indianos e Peruanos são alguns dos mais expressivos, com culturas que estão fortemente entrelaçadas ao artesanato e as técnicas de ornamentação manual. Um fato marcante na história de todos é a necessidade de decorar, mesmo em meio à escassez. No Rajastão (Índia), por exemplo, há o tradicional Festival dos Camelos, onde os animais são cobertos por flores, tecidos, colares, tornozeleiras e, é claro, muitos pompons.
No artesanato Banjara, que recentemente mostramos por aqui, os pompons e tassels são essenciais; eles aparecem combinados com bordados, miçangas, franjas e espelhos decorativos, em um estilo decorativo que impressiona pelo seu detalhamento e preciosismo. As bolsas Banjara viraram uma febre mundial, caindo nas graças das apaixonadas pelo estilo boho.
Mulher Banjara e detalhe de tecido feito pela tribo.
No Peru, os pompons e tassels também são peças fundamentais na cultura do feito-a-mão. Eles estão presentes no vestuário tradicional e até mesmo as lhamas são adornadas. A artista plástica Dione Pasquotto, que esteve recentemente no país, contou para a gente que o artesanato peruano é belíssimo e muito colorido, com uma infinidade de pompons de todas as cores, formas e tamanhos. “Você irá encontrá-los em todas as lojinhas e feiras de rua, feitos com lãs de lhama ou alpaca nas versões mais refinadas ou com lãs comuns pelos artesãos mais simples”, cita ela.
Dione Pasquotto com brincos de tassel e alguns detalhes do artesanato peruano fotografados por ela
Artesanato peruano: pompons nas feiras e até mesmo nas lhamas
Looks com pompom para inspirar
Impossível não se apaixonar pelas cores e texturas desse acessório tão cheio de história, né? Por isso separamos uma galeria repleta de looks inspiradores, que mostram que os pompons também são democráticos e combinam com todos os estilos e idades. Confira: