Estilo sem limite de idade: veja como a moda está mudando o conceito de juventude

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Por muito tempo, a idade esteve amarrada a uma série de expectativas sociais e a juventude eterna era o sonho de consumo impulsionado pela mídia. Envelhecer era considerado um tabu e mesmo que as mulheres mais velhas concentrem um maior poder aquisitivo, durante anos elas se viram pouco ou nada representadas nas campanhas de moda tradicionais. O aumento do alcance das redes sociais proporcionou uma maior voz às pessoas reais, que passaram a exigir mais representatividade ao mesmo tempo em que impulsionavam a sua imagem para o mundo inteiro ver. Há alguns anos atrás tivemos o boom do Advanced Style, o blog americano que postava fotos de street style de senhoras fashionistas e logo se transformou em documentário, incentivando uma mudança no nosso olhar para a terceira idade.

No estudo Youth Mode, lançado no ano passado, o bureau de pesquisa de tendências de consumo e comportamento Box1824 decretou a morte da idade. De acordo com eles, a rapidez do mundo globalizado faz com que os comportamentos humanos mudem tão rapidamente que o conceito de geração tornou-se confuso e ultrapassado, já que a juventude passou a ser encarada como um estado de espírito e não mais limitada aos números impressos em uma certidão de nascimento. Com as marcas buscando aproximar-se cada vez mais dos consumidores reais, novas formas de beleza passaram a ser exaltadas no mundo da moda, entre elas a da mulher madura e sem medo de se aceitar como é.

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Campanha Beleza Real, da Dove

Um exemplo é o da professora universitária Lyn Slater, que se transformou em uma it girl de sucesso do dia para a noite. Ela havia combinado um encontro com uma amiga após um desfile da Semana de Moda de Nova York e, chegando ao local, se viu cercada por uma centena de fotógrafos após ser confundida com um ícone da moda. Lyn seguiu seus instintos e aproveitou a fama instantânea para criar o blog “Accidental Icon”, onde compartilha até hoje seus looks irreverentes e diversos textos interessantes sobre beleza e auto imagem. Foi esse estilo apurado que caiu no gosto das fashionistas e fez com que a carreira de modelo deslanchasse: representada pela Elite Models London, Lyn já estrelou campanhas para marcas como Valentino, Barney’s e Mango. Hoje, ela divide seus dias entre lecionar e modelar, inspirando milhares de seguidores através de seu blog e Instagram.

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Lyn Slater – A professoura de 63 anos que foi confundida com uma celebridade e virou it girl da noite para o dia

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O estilo irreverente de Lyn fez com que seu sucesso fosse instantâneo

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Ela não tem medo de errar e faz combinações super moderninhas

A cadeia de fast fashion H&M surpreendeu ao escalar a modelo Gillean McLeod, de 60 anos, para ser a face da sua campanha de beachwear para o verão. Nas fotos, ela aparece de toalha no ombro, sorriso no rosto e nada de maquiagem, exibindo orgulhosa o rosto que nunca ganhou nenhuma aplicação de botox. Criada no meio da moda, Gillean passou mais de 20 anos trabalhando nos bastidores, como estilista. Somente aos 53 anos foi descoberta pelos flashes de um amigo fotógrafo, que a chamou para uma sessão onde o talento foi revelado.

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Aos 60 anos, Gillean estrelou a campanha de beachwear para a H&M

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A modelo em campanha para a Uniqo.

Para provar que envelhecer não precisa ser nada entediante, o site Idiosyncratic Fashionistas reúne os looks bem humorados da dupla norte-americana Jean e Valerie, musas do fotógrafo Ari Seth Cohen, que criou o Advanced Style. Com suas misturas de cores e estampas inusitadas, elas já figuraram a lista lista das pessoas mais estilosas de Nova York (feita pelo Stylecaster) e foram indicadas pelo Buzzfeed entre as 15 melhores influencers da idade madura. Além do registro dos looks diários, o blog traz também suas impressões sobre a vida e o mundo, repletos de sabedoria. Para elas, “envelhecer graciosamente” é um conceito ultrapassado e o lema aqui é envelhecer com verve, vivacidade. Jean e Valerie abraçam os cabelos grisalhos e abusam de looks cheios de atitude, com uma maturidade que só quem viveu o melhor da vida poderia ter.

Advanced Style - Jean, Valerie,  Idiosyncratic Fashionistas by Ari Seth Cohen IMG_4664_2-682x1024 

Idiosyncratic Fashionistas

Por: Francieli Hess

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

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