Letricotë: amor pelo feito à mão

image2

Simples novelos de lã se transformando em peças de roupa. Esse era o encantamento de Carla Almeida, estilista da marca Letricotë, com apenas cinco anos de idade. Após a escola, ela ia passar as tardes na casa da tia-avó enquanto a mãe trabalhava, e lá, via toda a  mágica acontecer. Linhas e mais linhas ganhavam formas, em blusões que logo seriam usados pelos primos. Cada movimento das agulhas era cuidadosamente observado pelo olhar atento da menina curiosa, e foi em um desses dias que criou coragem e perguntou se podia aprender, afinal, que criança não gosta de um pouco de mágica? Não demorou muito para as brincadeiras com a boneca abrirem espaço para as agulhas, e para Carla transformar o tricô em muito mais do que um passa-tempo.

O empreendedorismo bateu à porta pela primeira vez na época da faculdade, quando as amigas começavam a encomendar as peças que Carla usava.  As famosas “Você que fez? Faz pra mim?” já eram perguntas comuns. Quem pensa que a história da Letricotë ganha forma agora, se engana. Como nem todo caminho é linear, a estilista resolveu aposentar por um tempo linhas e agulhas e seguir outra paixão, a nutrição. Com essa nova vida ocupada pela carreira, o casamento e os filhos, o tricô ficou esquecido por 20 anos.

Em 2013, Carla resolveu re-tricotar, visitar mais uma vez a paixão antiga e aos poucos foi dando vida ao sonho de menina. A primeira peça criada foi pra ela mesma, uma blusa que fez sucesso entre as filhas. Nesse momento, ela voltou a ouvir um pedido que já conhecia, “Faz pra mim?”. A partir dai a história se repete, família, amigos, conhecidos, a lista de encomendas ficou cada vez maior, e o amor pelo tricô finalmente virou marca.

Apesar de ter apenas dois anos, a Letricotë já tem valores bem definidos, a marca handmade busca a riqueza de detalhes, o cuidado com o acabamento e o respeito pelo tempo que cada peça precisa para ser criada com perfeição. Adepta ao slow fashion, a grife lança coleções cápsula, todos os meses cinco novos itens entram na loja online. A produção limitada garante a qualidade do produto e sua característica atemporal. Uma nova tendência que vem conquistando um mundo ainda conhecido pelo imediatismo do fast fashion.

Inspiração, funcionalidade, qualidade e muito amor são os ingredientes que fazem da marca um sucesso. Carla agora trás as lembranças da infância como referência para dar vida as coleções que assina. Uma forma de homenagear o passado em cores, linhas e shapes diferentes.

Quem ainda não conhece, vale visitar o site www.letricote.com.br e conferir cada peça!

 

 

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO