Moda sem pressa: conheça marcas de acessórios slow fashion que fazem sucesso no Instagram  

moda sem pressa 8

 

 

O conceito slow fashion surgiu como uma proposta de paz em tempos de pressa. Moda feita à mão, com calma e muitas técnicas artesanais são o foco de um nicho de mercado que só cresce no Brasil. Entre tantas marcas que se enveredam por este caminho de reencontro das raízes, reunimos três que merecem um destaque todo especial. Confira abaixo:

 1. Espedito Seleiro  

moda sem pressa 1

Uma tradição que remonta aos tempos do cangaço. Espedito Seleiro mantém viva a obra de seu pai, Raimundo, o homem responsável por criar as sandálias quadradas de Lampião e seu bando. O pedido veio em 1930, das próprias palavras do Capitão, que exigia que tivessem a sola quadrada para que seus perseguidores não soubessem para qual direção estavam indo.

As famosas alpargatas são feitas até hoje, com o mesmo recorte e formato, porém ganharam a adição de recortes coloridos, que são a assinatura de Espedito Seleiro. Cada par é único e leva até dois dias para ser feito. A produção é familiar e conta com o auxílio de 22 pessoas, entre netos, filhos, sobrinhos, noras e genros. Além das alpargatas, a marca também produz bolsas e mobiliários em couro, todos com os tradicionais recortes coloridos. O trabalho repleto de memórias afetivas de Espedito Seleiro já participou da São Paulo Fashion Week, fez parceria com os irmãos Campana e recebeu em 2011 a Ordem do Mérito, concedida pelo Ministério da Cultura a personalidades do setor.

moda sem pressa 2

Moda sem pressa: bolsas Espedito Seleiro

2. Lane Marinho

moda sem pressa 3

 

Peças feitas com as mãos, carinho e cuidado. Após mais de dez anos trabalhando em empresas de calçado nacionalmente reconhecidas, a designer soteropolitana Lane Marinho resolveu se aventurar pelo mundo slow fashion. Hoje, ela produz sapatos sob encomenda, unindo couro, cordas e pedras naturais que dão origem à verdadeiras obras de arte. Apesar da velocidade alucinante do mundo, Lane prefere criar de forma mais lenta, uma moda sem pressa que conquista pela sua originalidade. Femininos, delicados e sem salto, todos os calçados prezam também pelo conforto e levam cerca de três semanas para serem confeccionados.

moda sem pressa 4

Lane Marinho: flats feitas à mão, com carinho e cuidado!

moda sem pressa 5

Moda sem pressa: no mundo slow fashion, exclusividade é sinônimo de feito à mão.

3. Akra Collection – Projeto Akra

moda sem pressa 6

Bolsas Akra Collection – Imagem via Vogue.

A etiqueta Akra Collection é fruto do Projeto Akra, que visa criar uma rede sustentável entre artesãos, marcas e consumidores. Com o selo “feito no Brasil”, a marca traz peças atemporais, sem apego aos calendários de lançamentos da moda e com qualidade para serem passadas de geração em geraçåo. Os modelos são definidos por Samuray Martins e executados em parceria com os artesãos. Feitas para durar, as bolsas ganham tingimentos naturais e são feitas em materiais mesclados às fibras do buriti e da piaçava, tipicamente brasileiros. O projeto Akra envolve cerca de 150 artesãos ribeirinhos, um número que pode aumentar de acordo com a demanda de pedidos. Um dos principais objetivos do projeto é retribuir a herança cultural e artesanal devolvendo às comunidades artesãs benefícios financeiros, tudo isso através de uma rede sócio econômica sustentável, criada através das vendas dos produtos artesanais.

moda sem pressa 7

Moda sem pressa – Cachepô Akra Collection

 

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO