Movimento Home Made: uma horta para chamar de sua

Farm

Por muitos e muitos anos o chique foi importar ingredientes de todas as partes do mundo. A festa de sabores e nacionalidades no cardápio garantia a escolha animada e cheia de expectativas do cliente. A globalização nos ajudou a explorar continentes e agora, nos ensina a voltar para casa. Quando o assunto é gastronomia, chefs de todo o mundo estão preferindo produtos locais, uma fazenda parceira da região ou até mesmo uma horta criada no próprio restaurante. Consumir “home-made” nunca esteve tão em pauta, seja nas passarelas, ou à mesa.

O chamado movimento da “comida local” começou devido a popularidade dos produtos orgânicos, cultivados de uma maneira quase artesanal, sem agrotóxicos, e sem fazer mal a saúde do consumidor final. Fazendas auto sustentáveis foram criadas, onde o produtor não precisa prejudicar o planeta para fornecer ingredientes de qualidade.  Com essa mudança de perfil, restaurantes começaram a investir na proposta, priorizado a compra local e ajudando a economia. E ainda os estabelecimentos mais engajados montaram hortas dento de seus espaços, sejam próximas a cozinha ou no meio do salão, criando uma atmosfera de jardim, muitas vezes, no meio de grandes cidades.

O famoso chef americano Jamie Oliver é conhecido por levantar a bandeira da alimentação saudável e do consumo de orgânicos.  Ao longo de sua carreira Jamie foi desenvolvendo uma relação próxima com os produtores, garantindo assim, matéria-prima fresca para cada um de seus restaurantes, onde até a massa é artesanal e feita no próprio local. Como ele, chefs por todo o mundo aderiram a proposta dando ainda mais força para essa nova realidade, que saiu nas fazendas, ganhou as mesas e agora tem tudo para garantir espaço dentro das residências.

Um movimento sério e quem vem ganhando cada vez mais seguidores. Vale a pena conhecer mais sobre o assunto e aderir, seja na hora de escolher qual restaurante ir no sábado à noite, trocando as compras convencionais por orgânicas ou criando uma mini horta dentro da própria casa. Saúde é um assunto que nunca sai de moda e alimentação saudável merece toda a nossa atenção.

 

por PRISCILA ANDRADE

 

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO