O merengue (suspiro) no podium das tendências

Último dia de uma temporada em Paris, com passagem de volta para o Brasil marcada para a noite, me vejo paralisada de olho numa vitrine do bairro do Marais. Era uma vitrine de onde os doceiros fabricam ali mesmo, diante dos meus olhos, merengues (também conhecidos como suspiros) do “Aux Merveilleux Fred”. Com os olhos fixos como os de uma criança relembrei ali os meus tempos de infância quando minha mãe fazia essas pequenas tentações. Era uma doçura que se desmanchava e, no finalzinho, grudava no céu da boca, deixando um gostinho de raspa de limão. Não resisti. Entrei e saí da “Aux Merveilleux Fred” 3 vezes, e em cada uma delas, com grandes merengues brancos na mãos (sempre tentando resistir entre uma entrada e outra). De olho no relógio que apertava as horas só tentava me convencer de uma única coisa – “A vida é muito curta para não se entregar aos merengues e ficar pensando em dieta”.

Naquele momento de sedução açucarada não me dei conta que estava diante de uma tendência. Depois das “Brigaderias Gourmet” e do sucesso da “Pipoca Gourmet” é a vez dos merengues. Grandes ou pequenos, com creme, crispies e em várias cores e sabores, eles são o foco de várias pâtisseries abertas nos últimos anos em várias capitais do planeta.

O sucesso da loja no Marais, em Paris, foi tão grande que somente o pâtissier francês Fréderic Vaucamps abriu, de 2014 para cá, lojas em Bruxelas, Londres, Genebra e Nova Iorque.

O Nelly Rodi Lab, famoso laboratório de tendências, revela que apesar de um pouco antiquado e fora de moda, essa é a vez do retorno do merengue. Seja em receitas tradicionais ou com novas texturas e sabores, eles já dominam as vitrines de endereços especializados na deliciosa iguaria, que ainda por cima tem a vantagem de não conter glúten.

 

Veja aqui uma lista desses endereços:

Meringue Girls (Londres)

Broadway Market Mews, Londres E8 4TS

Bo Nuage (Los Angeles)

West Hollywood 8010 Melrose avenue Los Angeles

Aux Merveilleux Fred (Paris)

24, rue du pont Louis Philippe

Ô merveilleux (Nova Iorque)

1509, 2nd Avenue NY

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO