OCTA Fashion apresenta as coleções de 32 novos designers em Florianópolis

julia gava zilli

No último sábado, dia 12 de novembro, os 32 formandos de Design de Moda da UDESC apresentaram suas coleções ao público no OCTA Fashion. No palco do Centro de Convenções do Oceania Park Hotel, em Florianópolis, foram exibidos os trabalhos que marcam o encerramento dos quatro anos da faculdade, em um evento que reuniu estudantes, familiares e imprensa.

A última edição foi marcada pelo tema Sincronicidades, uma teoria de Carl Jung que defende as coincidências significativas, isto é, a existência de uma causalidade que liga acontecimentos de significados similares. A partir do tema proposto, os estudantes foram buscar as referências que deram o ponto de partida para as suas criações, um processo que leva mais de um ano e culmina com a apresentação de três looks na passarela.  No OCTA Fashion 2016, tiveram destaque as coleções masculinas, as modelagens oversized e a inovação têxtil.

Inspirada pela Ludicidade, a designer Marihama Turra Pedrosa trouxe cores e formas abstratas para a estamparia, como uma forma de expressão pessoal em peças que não se deixam definir pelo gênero. Já Bethânia Rezek buscou inspiração na arte marroquina para criar a coleção feminina Moussem, repleta de bordados coloridos de aspecto inacabado, que podem ser desfeitos e ressignificados de acordo com o desejo de quem os veste. Para os homens modernos, Natalia Hoegen propôs peças de modelagem oversized que colocam em discussão os tabus da moda masculina. Ela se inspirou na Arte Povera italiana e nos trajes típicos de fazendeiros americanos e escoceses do século XX, combinando-os com cores vibrantes e materiais nobres, como o veludo.

meriaki marihama

Coleção MERIAKI – Marihama Turra Pedrosa

moussem bethania rezek

Coleção MOUSSEM – Bethania Rezek

formentaos natalia hoegen
Coleção FORMENTAOS – Natalia Hoegen

 

O Octa Fashion 2016 contou com apoios importantes da indústria têxtil de Santa Catarina, como as empresas Döhler, Linhas Círculo, Renaux View, Haco Etiquetas e Sublitex Estampas, além da Laura Porto Calçados. Sempre pautado pela responsabilidade social, o evento arrecadou livros infanto-juvenis que serão doados à biblioteca de uma escola pública, que teve o seu acervo perdido durante uma inundação.

 

Fotos: Mynt Studio

 

Por: Francieli Hess

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO