Ronaldo Fraga abre segunda noite do Donna Fashion com palestra

dstq

O estilista mineiro Ronaldo Fraga lotou a sala de desfiles do Donna Fashion Iguatemi para a sua palestra “Criatividade na moda”, na noite desta quarta-feira. Tímido, ele revelou que a parte mais difícil dos seus desfiles é a hora de voltar para os agradecimentos. Hora na qual anda apressado, esperando que atermine logo. Fica difícil acreditar nessa timidez, para quem o vê desenvolto, conversando com o público formado, em sua maioria, por professores e estudantes de moda, ansiosos para conhecer um pouco mais sobre o processo criativo do estilista.

Ronaldo Fraga apresentou, em detalhes, a sua coleção para o inverno 2014, Carneseca, que desenvolvida em parceria com o projeto Design na Pele. Iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, o projeto foi reconhecido internacionalmente, e rendeu ao estilista uma posição de destaque na maior feira de couros do mundo, a Lineapelle, em Bolonha, na Itália. Imerso em seu processo criativo, Ronaldo visitou 7 curtumes brasileiros, aprimorando seus conhecimentos na área e incentivando a inovação no setor.

Estudioso voraz da cultura brasileira, Ronaldo é enfático ao falar da necessidade de criar uma identidade nacional para a moda, valorizando a nossa história. “A moda, hoje, ela é muito mais do que roupa. É preciso que se tenha um olhar difuso, cada vez mais. E esse mercado ele está cada vez mais exigente, você tem que ter domínio técnico mas você também tem que ter o domínio cultural daquilo que você está fazendo”, afirma o estilista. Para ele, a moda deve ir além da roupa, e o compromisso da nova geração de estilistas é criar uma moda cada vez mais brasileira  e cheia de significados.

 

 

 

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO