Trend Talk Iguatemi: Lilian Pacce fala sobre moda sem gênero em Florianópolis

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Na noite de quinta-feira, o Iguatemi Florianópolis foi palco do Trend Talk, evento de moda criado para discutir as macrotendências e os comportamentos que moldam o momento atual e os novos caminhos da indústria. Os convidados foram Lilian Pacce, jornalista e apresentadora do GNT Fashion, Lucca Koch, colunista de moda e a professora Ilma Godoy. Eleita como pauta principal da noite, a moda sem gênero abriu debate sobre a fluidez dos novos tempos em uma conversa intermediada pela jornalista Yasmine Holanda.

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Lucca Koch, Lilian Pacce e Ilma Godoy. Foto: José Somensi

A onda post gender (pós gênero) propõe o apagamento das fronteiras entre o feminino e o masculino, permitindo que o consumidor se expresse de acordo com a sua personalidade e não se atenha apenas ao que a sociedade espera do seu gênero. Para Ilma Godoy, a moda agênero está ligada diretamente à representatividade, discurso cada vez mais buscado pelos público mais jovem, ocasionando uma verdadeira pressão para que as marcas se tornem mais próximas do real. Hoje, a geração millenial já não está mais interessada em consumir produtos vazios com publicidades que vendam uma imagem irreal. Em 2016, autenticidade foi a palavra que mais vendeu, levando a gigante Amazon a lançar a campanha “Don’t look like me, look like you” (não se pareça comoigo, se pareça com você mesmo, em tradução livre), uma ação que incentivava os consumidores a comprar os looks, mas personalizá-los para deixa-los com a sua cara.trend talks

Campanha da Amazon

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Lilian Pacce e Ilma Godoy. Foto: José Somensi

Sempre pontual, Lilian Pacce observou que por mais que as tendências sejam importantes, elas vem e vão, por isso cada um deve usar o que tem vontade. “Eu não sou o estereótipo de uma mulher super feminina”, frisou a jornalista, que já foi chamada de andrógina e aproveitou para pontuar que as tendências são cíclicas e frutos do momento histórico em que estão inseridas. A androginia, o unissex e o sem gênero surgiram em períodos históricos diferentes, mas são todos movimentos que buscam uma ideia de gênero mais fluído. Em uma entrevista com o perfumista da Hermés, Lilian Pacce descobriu que não existem fragrâncias masculinas ou femininas, mas sim uma convenção social que determinou que o cítrico amadeirado está para os homens, assim como o doce está para as mulheres. Da mesma forma como nos anos 90 a indústria de moda infantil incentivou amplamente o azul para meninos e rosa para meninas, essas ideias são reforçadas para criar novos nichos do mercado e, consequentemente, vender mais. Com consumidores cada vez mais atentos e criteriosos, as marcas precisarão se transformar e manter seus discursos alinhados com as suas ações.

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Looks com proposta sem gênero no desfile apresentado para os convidados. Foto: José Somensi

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Caftan e bolsa feitos à mão, da ethne! Clique para conferir os lançamentos no Instagram. Foto: José Somensi

O consumismo desenfreado também é parte dessa cadeia, e precisa ser revisto. “Li em uma pesquisa que a Geração Z não repete mais a roupa porque já exibiu o look no Instagram. Vi isso e fiquei arrasada, porque pra mim a roupa é memória afetiva. Como vai ser a moda dessa geração? Completamente descartável?”, provocou Lilian Pacce. Para ela, nós precisamos aprender a dar valor para as roupas porque existe uma cadeia produtiva enorme por trás de cada peça. Pensando nisso, ela criou o desafio “1 look por uma semana”, onde escolhe uma única roupa para usar a semana inteira, sem lavar. O público presente foi convidado a aceitar o desafio e convidar os amigos para participar, sob a garantia de que será uma semana de muito auto conhecimento e fortalecimento do estilo pessoal de cada um. Em tempos onde a sustentabilidade se torna um discurso cada vez mais presente no dia a dia, Lilian Pacce aproveitou o ensejo para explicar que o brasileiro lava demais as roupas, diminuindo a sua vida útil.

 

O evento contou ainda com um mini desfile montado com looks de proposta fluída e agênera, ilustrando as principais tendências da vez com os lançamentos de marcas como Calvin Klein Jeans e Bo.Bô.

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