Tricôs de fios biodegradáveis na coleção de Ronaldo Fraga

R

Em meio ao lixo pneus que parecem ter sido trazidos pela fúria das águas, Ronaldo Fraga, provoca o deslumbramento da platéia com um cenário de mulheres sereias de varias idades com os seios a mostra. Ronaldo Fraga apresenta um desfile artesanal e ecológico. O estilista reaproveita escamas gigantes de um peixe chamado camurupim para criar biojóias de flores e bordados que recobrem vestidos e saias de tela. Como se trata aqui do poeta da moda brasileira revelamos pra você parte do release, escrito pelo próprio Ronaldo Fraga.

” Quem ouve desde menino aprende a acreditar que o vento sopra o destino pelos caminhos do mar…”, nos cantou o mestre Dorival. E foi um desses ventos, que faz pescador morrer de medo e de vontade de encontrar a rainha do mar, que me levou para junto de um cardume de sereias, nos mares onde nasce o sol do Brasil: João Pessoa, capital das terras da Paraíba.

E é de lá que trago a história dessa coleção. A fúria feminina no trançar das linhas de pesca, no crochetar dos cabelos, no rebordar de fios e contas. A mágica das sereias em transformar escamas do peixe camurupim, antes descartadas no lixo, em biojoias e bordados. A fúria das sereias com a poluição das águas do mar transformada no primeiro fio biodegradável do mundo, o Amni Soul Eco produzido pela Rhodia, que em sua formulação permite que roupas feitas a partir deste filamento se decomponham rapidamente após serem descartadas em aterro sanitário, aqui transformado em malhas modernas e confortáveis pela Santaconstancia. A fúria das sereias em bases de jacquard de última geração produzidas pela Innovativ. As cores das sereias em bases de algodão maquinetado da RenauxView.

Odoiá, Janaína e Iemanjá, alguns dos nomes da rainha do mar, aqui também são chamadas de Tereza, Maria, Selene, Agnes, Dorinha, Adriana, Vitoria, Fátima, Mônica…. estas sim são sereias de verdade! Podem ter qualquer tipo físico, serem coloridas por qualquer tom de pele e nesses tempos em que o envelhecimento é quase um pecado, são lindas e sedutoras em qualquer idade.

Concepção geral: Ronaldo Fraga Beleza: Marcos Costa Direção de desfile: Roberta Marzolla Direção musical: Ton Garcia Cenografia: Clarissa Neves e Paulo Waisberg Design gráfico: Designlandia Sapatos: Ronaldo Fraga para D.frent Estamparia: Virginia Domingos e Rodrigo Babá Tramas especiais: Atelier Ana Vaz e Mariane Trama Atelier. Catering luxuoso: Rei do Mate Agradecimento: equipe Ronaldo Fraga, equipe Luminosidade, sereias brasileiras. Assessoria de imprensa: namídia

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO