Uma revolução fashion em Floripa

IMG_4460

“Vista a mudança que você quer ver no mundo”. Essa frase resume o espírito de mudança e conscientização que tomou conta do Fashion Revolution Day Floripa, que aconteceu na última sexta-feira (24/04). O evento, comemorado em mais de 70 países ao redor do mundo e pela primeira vez celebrado em Floripa, trouxe em debate temas como o trabalho escravo na moda, novas tendências de consumo e exposição de processos de marcas que inovam nos quesitos ética, responsabilidade social e sustentabilidade. Intervenções artísticas, exposições, comidinhas veganas, e palestras foram algumas das atrações para um público engajado, que aderiu a causa e lotou o espaço. Desde os fundadores do movimento Fashion Revolution (na Inglaterra), aos organizadores, expositores e palestrantes do evento em Floripa, todos participam como voluntários em prol de uma moda mais ética e sustentável.

A especialista em direito na moda, Flávia Correa, mostrou casos reais de marcas que foram acusadas de sujeitar seus costureiros a trabalho escravo, destacando que o barato do fast-fashion, muitas vezes sai caro para a vida de muita gente. No quadro “Novos movimentos de consumo” a jornalista de moda Samira Campos falou sobre tendências de consumo que quebram paradigmas de estilo, beleza e até alimentação, reflexos da mudança de comportamento das novas gerações.  Novas iniciativas em moda ética e sustentável foram as marcas Wnext, Terezza e Kabiria Fashion. Esta última, inspirou a noite com a frase inspirada em Gandhi, que deu início a este texto. As três marcas foram o exemplo de que, para vestir a mudança que queremos ver no mundo, não precisamos ir muito longe. Iniciativas éticas, sociais, sustentáveis e inovadoras, que valorizam e desenvolvem comunidades e culturas locais.

Um evento para celebrar, com gente engajada que busca realmente uma revolução em todos os setores da indústria da moda. Organizadores, parceiros e convidados fizeram do Fashion Revolution Day um evento especial com gostinho de quero mais. Prometendo ainda mais atrações para o próximo ano. Nossa presença já está confirmada!




Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO