We Wear Culture: conheça a plataforma do Google que vai levar a história da moda para dentro da sua casa.

we wear culture 1

 

Uma plataforma ambiciosa, com um acervo de séculos de informação sobre o mundo da moda. Essa é a proposta do We Wear Culture, o mais novo projeto do Google Arts & Culture, que usa a realidade virtual para explorar arte, comportamento e cultura através de filmes raros e milhares de imagens em alta resolução, promovendo um verdadeiro passeio pelo acervo dos melhores museus do mundo.

Com apenas alguns cliques, você pode navegar pelas exposições da Galeria Azzedine Alaïa em Paris, ficar sabendo tudo sobre o little black dress da Chanel e ainda admirar os detalhes do Museu de Artes Decorativas da capital francesa. O projeto surge como fruto de uma colaboração entre mais de 180 instituições culturais em 42 países. Nomes de peso como Met, Central Saint Martins e Royal College of Art compõem o time de parceiros da ação. Em solo brasileiro, temos o Museu Imperial, Museu Carmen Miranda, MASP e Museu Imperial, para citar apenas alguns. Você pode mergulhar no estilo de Elsa Schiaparelli, Frida Kahlo e ícones como Coco Chanel e Balenciaga, além de conhecer a riquíssima história por trás do que vestimos e a cultura das peças tradicionais, como os quimonos e os sáris.

Schermata 2017-06-19 alle 02.02.56

Além das roupas, há também um imenso acervo sobre as maiores mudanças comportamentais e sociais que marcaram a sociedade, entre elas História e Cultura Negra e O Papel da Mulher na Cultura. Eventos históricos desde a época vitoriana, arquitetura e moda de todos os tempos e os principais movimentos artísticos da história ainda fazem parte da plataforma, que possui um leque amplo de conteúdos e promete agradar aos mas variados públicos.

Schermata 2017-06-19 alle 01.40.11 Schermata 2017-06-19 alle 02.01.33

 

A ideia por trás do ambicioso projeto é a democratização da moda e da cultura. Em 2011, o Google criou o Google Arte & Cultura, o maior museu online do mundo e que surgiu da vontade do engenheiro visionário Amit Sood de aproximar as pessoas do mundo da arte. Através da plataforma, é possível passear pela Sala de Espelhos do Palácio de Versalhes, admirar a arquitetura da Opera de Paris e visitar o acervo dos mais famosos museus do mundo sem sair de casa ou gastar qualquer dinheiro. O aplicativo é um dos mais baixados do mundo, com mais de um milhão de usuários ativos.

A escolha do nome é emblemática e só confirma o que já viemos falando por aqui: Nós Vestimos Cultura e valorizar essa história tão rica é uma revolução no mundo da moda. Através dos nossos trajes, passamos mensagens para o mundo e carregamos conosco uma infinidade de símbolos e tradições ancestrais. Aproveite e tire um pouquinho do seu tempo para aprender mais sobre cada uma delas! A plataforma Google Arts & Culture é gratuita e está disponível na web, e no aplicativo para iOS e Android.

Escrito por

Uma jornalista de moda que adora mergulhar na profundidade das coisas e que abomina superficialidades. Principalmente quando dizem que a moda é superficial! Ama um bom cashmere, um acessório marcante e um sapato confortável, sem nunca abrir mão da arte e do design.

DEIXE UM COMENTÁRIO